top of page
  • Atepeli

Ginástica no Atelier


Na ATEPELI a ginástica no trabalho é uma das atividades de promoção da saúde e do bem-estar mais apreciadas pelos nossos artesãos, estando patente de forma regular no seu quotidiano laboral.


Diariamente desafiamos os nossos artesãos a realizar um programa de exercícios físicos, de curta duração, com vista ao alongamento, fortalecimento e relaxamento dos seus músculos. O mesmo ocorre durante 10 a 15 minutos no decurso da sua jornada de trabalho e tem como finalidade compensar o esforço exigido aos artesãos na execução das suas funções. Desta forma, a nossa ginástica laboral potencia as condições físico-psicológicas para que o corpo de cada deles se mantenha equilibrado e saudável.

A atividade de artesão exige precisão e perícia na realização das suas tarefas.

O que, por vezes, leva, também, a posturas corporais inadequadas por parte do artesão, sem que o mesmo se aperceba disso. Tal, pode ser causador de tensões musculares que, geralmente, provocam incómodo ao nível das zonas dorso-lombar, cervical, ombros e membros superiores.


Ao aplicarmos a ginástica laboral estamos a prevenir o aparecimento desse stress corporal e, consequentemente, de possíveis lesões músculo-esqueléticas. Falamos de lesões como contraturas, lombalgias e tendinites.

Lesões que podem derivar em dores intensas, as quais afetarão não só o bem-estar dos nossos artesãos na execução das suas funções como também o seu desempenho, especialmente, ao nível do brio e do rigor que tanto caracterizam os seus trabalhos de mestria.

Assim, ao aplicarmos a ginástica laboral no seio da cultura ATEPELI estamos a incentivar os nossos artesãos a desenvolverem práticas salutares, que, facilmente, podem replicar fora dos ateliers.


Então, em que consiste essa ginástica laboral?


Num conjunto de atividades simples à base de alongamentos, movimentos de correção postural e exercícios respiratórios. Atividades que têm como intuito:

- aumentar a circulação sanguínea e linfática,

- melhorar a flexibilidade muscular, libertando tensões nas articulações,

- melhorar a postura,

- aliviar a dor,

- e reduzir a fadiga muscular.


Além disso, com a ginástica laboral acarreta outros benefícios para o bem-estar dos nossos artesãos:

- alivia o stress,

- eleva a auto-estima,

- induz o relaxamento,

- reforça as suas capacidades de concentração,

- e potencia a consciência corporal, fundamental para a auto reeducação postural.


De facto, o recurso à ginástica laboral veio contribuir para a manutenção de um bom ambiente interpessoal, o que facilmente se reconhece na forte empatia entre todos os colaboradores no seio dos ateliers da ATEPELI.


Fique atento ao nosso blog e descubra mais sobre a vida nos nossos Ateliers e a cultura ATEPELI.

1.636 visualizações0 comentário
bottom of page